Crítica | Zootopia: Essa Cidade é o Bicho
- EduPess
- 16 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Zootopia: Essa Cidade é o Bicho, chega amanhã nos cinemas brasileiros, na mesma semana em que a Sony divulgou o trailer bizarro da animação Sausage Party (direcionada para o público adulto). Ver esse trailer e depois conferir a mais nova animação da Walt Disney Animation Studios me trouxe a certeza que longas de animação devem ser feitos de uma forma que pessoas de todas as idades possam assistir e que por baixo de todas as piadas e situações engraçadas à uma mensagem sendo passada.
Depois do fracasso que foi O Bom Dinossauro a Disney se superou entregando um excelente filme que nos emociona ao mesmo tempo que nos diverte e de quebra nos faz refletir sobre nós mesmos (marcas registradas das boas animações Disney). Em Zootopia o diretor Byron Howard (diretor de Bolt: Supercão e Enrolados), usa o velho habito de usar animais para explorar a psicologia humana, é só relembrar do esperto Pernalonga, do chato e mau-humorado Patolino e maluco Pica-Pau, entenderam, pois então, Zootopia parte desse princípio.

Nós somos apresentados a fofa coelhinha (não da Playboy), Judy Hopps que sai do interior com o sonho de se tornar policial e vai morar em Zootropolis, cidade onde todos os mamíferos vivem em harmonia, embora a lógica natural entre predadores e presas ainda não foi completamente superada. Já na cidade grande, Judy aprende que mesmo sendo cheia de oportunidades, a metrópole esconde grandes obstáculos a serem vencidos e o preconceito é um deles. Os animais maiores como leões, ursos e rinocerontes não levam o sonho da pequena coelha a sério, achando que pelo seu tamanho não vai se dar bem no serviço, além disso Judy tenta superar seu próprio preconceito, sua intolerância com raposas (predador dos coelhos).
Judy vai precisar da ajuda do golpista Nick Wilde, justamente de uma raposa para resolver um caso. Um certo gostinho de aventura policial fica no ar, o mestre John Lasseter (diretor criativo do Walt Disney Animation Studios), ajudou a dar um certo peso a trama que passa mensagens bem simples como, "não julgue o livro pela capa", "acredite que você vai conseguir". Repleta de referências a outros longas incluindo os da própria Disney e um visual magnifico que soube explorar e adaptar as particularidades de cada animal que aparece em cena.

Zootopia é a prova que quando a Disney senta, pensa e projeta um filme com cuidado o resultado final é satisfatório, a dupla Judy e Nick já entrou para o Hall dos personagens marcantes das animações do estúdio e não estou exagerando em dizer que eles tem amesma qualidade que os velhos amigos Buzz e Woody. O efeito 3D é ok, só mais um motivo para cobra ingressos mais caros, mesmo assim vale apena ver no formato.
Agora é esperar pelas as animações vindouras seja da Walt Disney Animation Studios ou da Pixar, se todas tiverem a qualidade de Zootopia já está de bom tamanho!
Avaliação: Excelente
Ficha técnica:
TÍTULO Zootopia (Original)
ANO PRODUÇÃO 2016
DIRIGIDO POR Byron Howard
ESTREIA 17 de Março de 2016 ( Brasil )
DURAÇÃO 108 minutos
CLASSIFICAÇÃO Livre
GÊNERO Animação
PAÍSES DE ORIGEM EUA
Comentarios