top of page

Crítica | Batman v Superman: A Origem da Justiça


Infelizmente Batman v Superman: A Origem da Justiça não é o filme que os dois maiores heróis da história mereciam, ainda mais se tratando do longa que servirá como uma de prelúdio para o filme da Liga da Justiça.

O filme não é ruim, mas também não bom, ele é regular, o roteiro cheio de furos que conta com uma trama que não leva a lugar nenhum, juntando com a demora para as coisas acontecerem são os maiores defeitos do longa.

Zack Snyder não sabe contar histórias e muito menos desenvolver personagens, os únicos filmes dele com tramas aceitáveis são 300 e Watchmen, ambos com histórias já definidas. A trama de BvS é um apanhado de coisas tiradas das mais variadas midas como quadrinhos e games por exemplo, referências assim são legais quando elas têm um bom roteiro para sustenta-las. Tudo é apressado demais com referências demais, é uma sequencias de cenas que não servem para nada e que não tem ligação entre elas.

As motivações dos personagens são questionáveis e muitas das vezes não têm explicação. Ben Affleck até que se esforçou para entregar a melhor versão do Batman no cinema, mas a visão que Zack Snyder tem do Homem Morcego foi o problema, aqui temos um Batman já velho com uma trajetória marcada por tragédias ao longo dos anos combatendo o crime, o que o leva a ser impaciente e cruel (até demais), com os criminosos, isso até que tem um certo charme na Hq “Cavaleiro das Trevas” do Frank Miller, porque lá tem todo um contexto enorme que sustenta essas atitudes. No filme fica difícil saber o que realmente motiva o morcegão a querer enfrentar o Superman, esse que por sua continua mal resolvido, fica batendo na tecla de “devo ser herói que todos esperam ou não”.

O Lex Luthor de Jesse Eisenberg é exatamente do jeito que esperávamos, um riquinho metido a besta que acha pode fazer tudo que quiser. Tudo o que eu disse até aqui percorre por mais da metade do filme e mais uma vez, não leva a lugar nenhum.

As coisas melhoram quando a melhor personagem do filme entra em cena, embora eu ainda não goste de ver Gal Gadot como a Mulher Maravilha tenho que admitir ela fez um excelente trabalho em BvS, ela quem que dá graça, razão e personalidade ao filme, mesmo que isso não tenha sido a intenção desde o início, ela só não é melhor porque esse roteiro falho não se preocupou em mostrar quem ela é.

Ainda temos um ótimo Perry White e uma Lois Lane bem melhor daquela de Man of Steel.

De resto Zack Snyder fez aquilo em que é bom, excelentes cenas de ação, só não soube usa-las para ajudar a contar a história como George Miller fez em Mad Max: Estrada da Fúria, os trailers e milhares de vídeos entregaram várias coisas que estragam a maior parte das surpresas que o filme teria, o Apocalipse é uma delas, ao longo do filme várias pontas soltas são deixadas, mais nada chocante.

Batman v Superman: A Origem da Justiça vai agradar aqueles que não ligam se a trama é ruim desde que tenha lutas fodonas e um visual de encher os olhos e aqueles fãs que estão mais preocupados em ver seus heróis preferidos reunidos em um único filme falando frases de feito o tempo todo e fazendo momentos fanservice.

Para terminar, a preocupação de fazer um filme diferente dos da Marvel é evidente do começo ao fim, Snyder acha que tornar seus personagens violentos e melancólicos de mais é a solução para isso, falta humor, falta momentos que aliviam a tensão, a segunda temporada da série do Demolidor é um ótimo exemplo que mesmo sendo direcionada para o público adulto a trama pode ser divertida, engraçada e emocionante. Batman v Superman só se preocupou em ser sério e sombrio e no final ficou, apressado, cansativo e chato.

Avaliação: Regular

Ficha técnica:

TÍTULO Batman v Superman: Dawn of Justice (Original)

ANO PRODUÇÃO 2016

DIRIGIDO POR Zack Snyder

ESTREIA 24 de Março de 2016 ( Brasil )

DURAÇÃO 151 minutos

CLASSIFICAÇÃO 12 Anos

GÊNERO Ação, Aventura

PAÍSES DE ORIGEM EUA

bottom of page