top of page

A Primeira Impressão é a que Fica | Capitão América: Guerra Civil!


Capitão América: Guerra Civil iniciou com o pé direito a fase 3 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), se O Soldado Invernal levou as produções da Marvel Studios para outro nível e Vingadores: Era de Ultron não inovou nem surpreendeu, Guerra Civil mostrou que o estúdio guiado por Kevin Feige sabe olhar e reconhecer os erros cometidos e usa-los como exemplo, como incentivo para fazer melhor.

Capitão América: Guerra Civil é o melhor filme de super-heróis já feito na história, os irmãos Russo elevaram a potência máxima, e conseguiram tirar tudo o que esses personagens tinham de melhor, e nós apresentaram em uma trama simples, objetiva sem muito rodeios. As divergências entre Steve Rogers e Tony Stark vem sendo trabalhadas desde o primeiro encontro dos dois em 2012 no primeiro Vingadores, de lá para cá as faíscas só aumentaram e quando dois corpos poderosos entram em rota de colisão efeitos colaterais são inevitáveis quando ambos colidem. A batalha entre os heróis mais poderosos da Terra é esse efeito colateral.

Agora temos um Capitão América mais maduro e convencido que o mundo não vai se adequar a ele, e decidido que também não vai se curvar as regras criadas por aqueles que dominam esse mundo. Por outro lado, temos Tony Stark, atormentado pela culpa, arrependido e a procura de um jeito de consertar tudo aquilo que fez de errado (em poucos minutos fica claro porque ele mudou o discurso, “eu privatizei a paz Mundial”). Mais ainda se trata de um filme do Capitão e como continuação direta de O Soldado Invernal ainda temos a continuação da história de Bucky que nos leva a uma conclusão épica. Ah sim, ainda temos a tão esperada “Guerra Civil”, os Vingadores entram em conflito não porque eles querem ou são obrigados a isso, não, eles lutam porque cada um defende seu ponto de vista, não há lado certo ou errado, todos querem a mesma coisa, só que acharam jeitos diferentes de obtê-la.

Outro ponto positivo para dupla de diretores foi escalar muito bem os heróis que estão em cena, diferente de outros filmes, eles não estão ali só para fazer número, cada um tem seu arco e sua motivação explorada, e o Homem Aranha?

Finalmente nos entregaram o cabeça de teia que merecíamos ver no cinema, tagarela e espirituoso, o nosso amigo da vizinhança chega com tudo e nos mostra a que veio.

Capitão América: Guerra Civil é daqueles filmes que você absorve cada momento e não sente que se passaram quase três horas quando os créditos começam. Como já foi dito, a Marvel começou bem a fase 3 e elevou o nível o que dificulta ainda mais as coisas, vai ser difícil aturar outro deslize como Era de Ultron depois de Guerra Civil, um filme excelente, magnifico, supremo na verdade!

bottom of page