Resenha | Capitão América: O Primeiro Vingador!
Quando o filme do Homem de Ferro inaugurou o universo cinematográfico da Marvel (MCU), em 2008, o diretor Jon Favreau optou por explorar todo o lado tecnológico do herói, deixando de fora toda a parte mística que envolvia o vilão Mandarim. Fato que funcionou muito bem e foi seguido pelo filme solo do Hulk, pela continuação Homem de Ferro 2 e até o filme do Thor deu um jeito de se adequar, mas o filme Capitão América antecederia o primeiro longa dos Vingadores, como seria possível retratar a origem de um super soldado durante a segunda guerra mundial, sem parecer ridículo, além disso, como integra-lo a esse universo repleto de tecnologia?
Essas sempre foram perguntas que ficaram na cabeça dos fãs do personagem e dos fãs do MCU, sim, agora os filmes da Marvel tinha seus fãs. Em 2011 chegou aos cinemas Capitão América: O Primeiro Vingador, e já sobre os ombros duas grandes tarefas, a) ser melhor do que o filme mediano do Thor e b) deixar tudo preparado para o filme dos Vingadores.
O Primeiro Vingador, não é bem visto pelos fãs hoje em dia, sendo considerado fraco, isso é um exagero, o longa do Capitão é o que mais tem elementos iguais aos quadrinhos, dentre todos os filmes da fase 1, aqui temos a origem do herói mostrada nos mínimos detalhes, vemos o caminho trilhado por Steve Rogers desde quando era o rapaz franzino e fraco do Brooklyn, até se torna a melhor arma do exercício americano.
Realmente Capitão América: O Primeiro Vingador, não é um filme magnifico, porém fez bem o seu papel introduzindo o icônico herói no MCU. A atuação de Chris Evans não é das melhores (mas quando foi?), além do mais sua atuação como Tocha Humana nos filmes do Quarteto Fantástico ainda estava bem fresca em nossas memorias, o que dificultou ainda mais aceitar ele fazendo um personagem tão complicado.
Ainda temos um Hugo Weaving (o Agente Smith de Matrix), fazendo um Caveira Vermelha cruel e poderoso como nas HQs, outra grata surpresa foi HayLey Atwell que deu vida a agente Peggy Carter, personagem que de tão bom acabou ganhando uma série própria derivada dos eventos do filme que está caminhando para sua terceira temporada. Fechando os personagens principais temos Sebastian Stan como Bucky, melhor amigo e parceiro do Capitão.
Como dito acima, Capitão América: O Primeiro Vingador está longe de ser o excelente filme, mas a forma simples e sem enrolação que a trama se desenrola é algo muito positivo, hoje ele se torna essencial para quem quer saber mais sobre o personagem, principalmente nas vésperas da estreia do seu terceiro filme, o longa é melhor que o filme do Thor e deixa o caminho escancarado para a reunião dos Vingadores.
Rever o filme me fez observar o quanto o personagem foi evoluindo ao longo do tempo, o mesmo aconteceu com o ator Chris Evans, que ficou cada vez mais à vontade dando ainda vida ao Capitão América.
Se você vai ver Capitão América: Guerra Civil não deixe de conferir mais uma vez Capitão América: O Primeiro Vingador e sequencia Capitão América: O Soldado Invernal e entenda o porquê do conflito de ideologias entre Steve Rogers e Tony Stark.