Crítica | O Homem Nas Trevas
- EduPess
- 15 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Filmes que desenvolvem sua trama com poucos atores em um espaço pequeno, sempre me fascinaram, ainda mais quando o filme em questão não gera nenhuma expectativa e surpreende no final. Esse é o caso do longa O Homem Nas Trevas do diretor uruguaio Fede Alvarez, o mesmo do remake A Morte do Demônio.
No longa três jovens veem a possibilidade de executar o roubo perfeito invadindo a casa de um senhor cego, esse que perdeu a filha em um acidente e recebeu uma bolada de indenização, crendo que a grana está na casa o grupo de jovens não enxergam dificuldade alguma em roubar um senhor indefeso. Tudo muda quando o velho em questão vai demostrando que não tão indefeso assim.

No elenco temos Dylan Minnette como Alex o mais novo do trio que também é apaixonado pela garota do grupo, Rebecca (Jane Levy), essa que quer a grana para se mudar com o filha pequena para Califórnia. Daniel Zovatto interpreta Money o que arquitetou o plano, ele é mais punk dos três. O se sai muito bem com ótimas atuações, porém, quem se sai bem mesmo é Stephen Lang na pele do senhor cego, Lang já vem de outros filmes onde ele interpreta vilões, fica claro o quando o ator fica à vontade no papel, o físico do ator caiu como uma luva para um personagem que é um ex militar.

Como disse acima, a grande sacada do filme é colocar esses quatro personagens no mesmo habitante (a maior parte da história se passa dentro da casa do velho), desenrolar toda a trama. O diretor soube como usar a câmera e os efeitos certos para criar uma atmosfera assustado na casa sem parecer forçado, é incrível como Alvarez vai conduzindo a trama até que ela chegue no clímax que se mistura com suspense e terror.

O filme é um ótimo exemplo de que não precisa de muita coisa para entregar algo realmente, mas perto do fim, o roteiro se perde e as coisas começam a ficar um pouco repetitivas, fica claro a dificuldade do diretor em encontrar uma justificativa para tudo que está acontecendo, e perguntas como o porquê dessa violência toda, acabam ficando sem resposta. Mesmo assim o finalzinho consegue surpreender e sai bem melhor do que o esperado, deixando um gancho para uma continuação.
O Homem Das Trevas é sessão obrigatória para os amantes do suspense com boas doses de terror e junto com Rua Cloverfield 10 e o recente Águas Rasas formam boas opções para os amantes do gênero.
Avaliação do Crítico: Bom
Ficha técnica:
TÍTULO Don't Breathe (Original)
ANO PRODUÇÃO 2016
DIRIGIDO POR Fede Alvarez
ESTREIA 08 de Setembro de 2016 ( Brasil )
DURAÇÃO 88 minutos
CLASSIFICAÇÃO 14 Anos
GÊNERO Terror, Suspense
PAÍSES DE ORIGEM EUA
Comments