top of page

Crítica | Luke Cage - Primeira Temporada!


A Netflix foi até o gueto para nos entregar Luke Cage, terceira série da parceria com Marvel. Ousada e sem medo de abordar assuntos como preconceito e discriminação racial e social, a série é uma experiência musical e visual deslumbrante.

Como toda história de origens, Luke Cage mostra de forma detalhada toda a saga do herói vivido pelo ator Mike Colter (que Terry Crews que me perdoe, mas, não imagino ninguém melhor para o papel), Cage foi criado nos anos 70 e claro que a série precisou atualizar para os tempos atuais várias coisas, então não espere muita fidelidade, isso também vale para os demais personagens, Cottonmouth (Mahershala Ali), Shades (Theo Rossi), Mariah Dillard (Alfre Woodard), Misty Knight (Simone Missick), Diamondback (Erik LaRay Harvey), que se parecem levemente com os originais dos quadrinhos.

A série se passa quase toda no bairro do Harlem, que a fotografia e o jeito que os diretores filmaram o deixaram belíssimo e com o visual certo para trama. O criador Cheo Hodari Coker acertou a mão em mostrar descaradamente como os bairros desse tipo vivem na podridão, atrás das propagandas de boas comunidades em desenvolvimento criadas pelos políticos que os usam apenas como palanque para promover suas campanhas, enquanto os jovens caem no mundo do crime, comerciantes são extorquidos pelos traficantes que vagam nas sombras espalhando o medo.

É no meio disso tudo que está Luke Cage, um homem que quer ter apenas uma vida comum, mesmo possuindo uma pele impenetrável, aos poucos Cage percebe que o povo vai precisar da sua habilidade. Como nas séries anteriores, aqui a figura do herói convencional e deixada de lado, Luke é um homem que além de proteger e lutar pelo bairro ele precisa cuidar de si mesmo, lutando para provar sua inocência de dezenas de acusações, não tem como deixar de perceber que isso é um retrato do que vemos o tempo todo nos noticiários nacionais ou internacionais, Cage é taxado como um criminoso perigoso que precisa ser detido a qualquer custo.

O mais importante é que toda a essência do personagem nos quadrinhos está presente o tempo todo, Luke aos poucos vai se tornando um símbolo para os negros, lá pelo episódio 11 temos uma fala proferida por um rapper muito conhecido no bairro que deixa isso muito evidente: "e tem uma parada poderosa em ver um homem negro que seja a prova de balas e destemido".

Embora pareca que a Netflix esteja seguindo uma receita para fazer essas séries dos heróis da Marvel, Luke Cage se mostrou superior à sua antecessora, Jessica Jones, a ousadia em mostrar mais violência e sangue é plausível, uma trilha sonora impecável que embala a ação e o “molho” perfeito.

Como se trata de uma série que faz parte de um universo maior é claro que várias referências são feitas, aos Vingadores, Demolidor e Jessica Jones, essa última talvez seja a maior ausência de toda a temporada, era de se esperar pelo menos uma pequena participação dela, tendo em vista o grau de envolvimento de ambos na série de Jones. Isso é aliviado pela participação crucial e importante de Claire Temple (Rosario Dawson), que já passou por pelas duas séries anteriores e cumpriu seu papel com louvor mais uma vez. Os mais atentos vão perceber que vários outros pequenos personagens das outras séries aparecem aqui demostrando que tudo se passa na mesma cidade.

Luke Cage ainda derrapa a em alguns pontos, do meio para o fim a série perde um pouco o ritmo contendo dois episódios lentos e maçantes, mas, o capítulo final vale muito apena ser visto e revisto.

A Netflix acertou mais uma vez em entregar uma série ousada e diferente que tem força para caminhar com suas próprias penas, claro, e não poderia ser diferente, várias pontas soltas são deixadas o que nos diz que Luke Cage vai voltar para o Harlem, onde agora ele é uma lenda.

Avaliação do Crítico: Ótimo

Ficha Técnica:

Formato: Série

Gênero: Drama, Ação, Policial

Estado: Em exibição

Distribuída por: Netflix

Elenco: Mike Colter, Mahershala Ali, Frankie Faison, Simone Missick, Theo Rossi, Frank Whaley

N.º de temporadas: 1

N.º de episódios: 13

bottom of page